segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As Aventuras de PI


Começar um ano novo sempre renova a nossa esperança e dá forças para seguirmos adiante no inexplicável percurso de nossas vidas conhecido como destino. Para continuar nesta sintonia e, iniciar os trabalhos do blog em 2013, vamos falar sobre o belíssimo filme As Aventuras de PI.

Durante muitos anos, vários diretores tentaram levar as telonas a saga de Pi, criado pelo escritor canadense Yann Martel. Depois de muitas idas e vindas, o diretor chinês Ang Lee (Brokeback Mountain) conseguiu ser o responsável por contar nos cinemas esta linda história de aprendizados.

O filme começa com um jornalista conversando com PI adulto para conhecer sua história de sobrevivência e como ela poderia renovar a sua fé. A narrativa parte do início então e mudasse para a Índia dos anos 70 onde o senhor Santosh Patel monta e cuida de um jardim zoológico juntamente com sua mulher Gita e seus dois filhos Ravi e Pi.

Pi na verdade chamasse Piscine Molitor, ele ganhou esse apelido graças a uma piscina francesa que seu tio adorava. Sua busca de autoafirmação começa no colégio quando precisa inventar várias teorias sobre seu apelido para evitar gozações, no final a explicação que cola é o número infinito 3,1415927..... Pi.

A jornada de conhecimento de PI continua, ela passa pela religião onde ele resolve virar cristão e muçulmano - ao mesmo tempo que pratica o hinduísmo -  e, como sempre inevitável, seu coração também se apaixona por uma garota. Nem sempre inevitável é a questão financeira. Santosh começa a passar por maus momentos econômicos e resolve colocar toda a sua família e animais num cargueiro japonês e transferir o seu zoológico para o Canadá.


Enquanto estão cruzando o oceano Pacífico uma forte chuva começa a cair, PI resolve olhar a tempestade de fora de sua cabine mas o que ele vê é o navio afundando e todos tentando se salvarem desesperadamente. No meio de toda a turbulência e tentando salvar os seus familiares, PI é jogado dentro de um bote salva-vidas e acorda somente no outro dia na calmaria do mar. Ainda chocado pela perda de sua família, ele descobre que não está sozinho no bote, junto com ele tem uma zebra, orangotango, hiena e um tigre. Sozinho no mar com os animais, Piscine não precisará só de coragem, ele terá que ter fé, esperança e descobrir quem ele é ou quem pode ser para conseguir sobreviver.   


Ser um buscador é trilhar um caminho atrás de respostas, acreditar que elas podem te trazer calma e sossego na alma para trilhar em paz o seu caminho na terra. As vezes, ou quase sempre, a vida nos mostra estas respostas mas estamos tão preocupados em tornar tudo difícil que não enxergamos as coisas simples ao nosso redor e prontas para transformar o nosso destino totalmente a nosso favor. Seja uma decisão amorosa, financeira ou qualquer outro assunto, o universo cedo ou tarde nos aponta o caminho certo a percorrer, basta ter fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário