segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha



Qual é a primeira frase que vem na cabeça quando você vê algo do Homem-Aranha? Obviamente que é a famosa frase do Tio Ben “Grandes Poderes trazem grandes responsabilidades”. Mas espera aí, esse recomeço da série do aracnídeo fotógrafo não tem esta essencial fala e ainda inventa uma nova história para os pais do Peter Parker e uma possível reinvenção da origem dos poderes do Homem-Aranha. Estranho? Não, tudo parte de um plano maior.

Como nos gibis, esse recomeço é a primeira parte de uma série (provavelmente uma trilogia). Ele reapresenta o personagem, com algumas novas visões da história, mas não avança muito. Algumas tramas ficam muito soltas, o que possibilita inúmeras ideias para as próximas continuações.

Logo no começo do filme, os pais do pequeno Peter Parker precisam deixá-lo com o Tio Ben (Martin Sheen) e Tia May (Sally Field) enquanto eles resolvem alguns problemas, infelizmente eles acabam morrendo misteriosamente. Peter (Andrew Garfield) cresce e vira um adolescente tímido e nerd. Meio sem querer, ele acha uma antiga mala do seu pai e descobre que ele trabalhava para a Oscorp num projeto de misturas genéticas.

Nos documentos ele ainda consegue descobrir o nome do antigo parceiro de seu pai, Doutor Curt Connors (Rhys Ifans). Tentando resolver alguns enigmas do passado, Peter vai até a Oscorp e conhece o Doutor Connors. Como curiosidade nunca é demais, Peter começa a vasculhar o laboratório e acaba sendo mordido por uma aranha radioativa. Aí é tudo igual, ele ganha super poderes, bate no cara que enchia o saco dele no colégio e vira um super-herói quando o seu tio é assassinado por um assaltante.

O próprio Doutor Connors é o grande vilão do filme. Ele injeta uma substância para tentar reaver o seu braço perdido mas acaba virando o terrível Homem-Lagarto. Peter de certa forma também é um vilão para a sua própria vida, sua imaturidade e irresponsabilidade o colocam em situações nada convencionais. Enquanto ele tem um caso amoroso com Gwen Stacy (Emma Stone), o pai da garota, George Stacy (Denis Leary), o considera uma ameaça a sociedade e o declara inimigo público.

Toda essa confusão de lagartos, policiais e namorada acontecem com o Peter Parker ainda no colégio, o que me leva a dizer sinceramente que o nome do filme deveria ser O Adolescente Homem-Aranha. Esse talvez seja o ponto crítico do filme, as cenas de ações são incríveis, muito melhores que os filmes anteriores, mas a atmosfera do filme é muito adolescente. Como disse um amigo meu asiático, só faltou o Pasqualete da Malhação. Enfim, confio nas adaptações da Marvel e acho que nos próximos filmes já veremos um herói um pouco mais maduro e adulto, quem sabe isso aconteça depois que ele ouvir a célebre frase “Grandes Poderes trazem grandes responsabilidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário